Escrito por KawaiiSocks, traduzido e adaptado por irmaoURSO.

687474703a2f2f692e696d6775722e636f6d2f6b644f46706f492e6a7067

Além de novos heróis e balanceamentos, a 7.07 veio recheada com 5 novos itens. Indiscutivelmente os itens tem um impacto maior do que os novos heróis propriamente dito, simplesmente porque itens podem ser comprados por praticamente todos os heróis do jogo, abrindo muitas possibilidades.

Três semanas após a atualização, vamos colocar as cartas na mesa e descobrir como esses itens mudaram a forma de jogar.

 

Meteor Hammer Meteor Hammer (Martelo Meteorítico)

Considerado uma verdadeira piada tanto na comunidade, quanto no cenário profissional. No papel esse novo item era uma verdadeira delícia cremosa, com 690 de dano mágico nos heróis, 375 nas estruturas e um controle de 2 segundos em área. Porém, o sonho do item perfeito acaba nos 3 segundos de carregamento (Channeling) e mais 0,5 segundos para o impacto.

Esse item só tem aparecido no ZFreek e seu Nature’s Prophet. A estratégia consiste em jogar o Meteoro da Névoa de guerra (Fog of War), garantindo uma potencia extra ao push do Nature. Vale lembrar que a compLexity Gaming está em uma boa fase, com potencial de bater em varias equipes da America do Norte (incluindo a Evil Geniuses), deixando o debate em aberto, uma vez que esse item tem tido um ótimo impacto nos jogos deles.

Custando no total de 2625, sendo o seu valor relativamente próximo a itens como: Cetro Divino do Eul (Eul’s Scepter), Véu da Discórdia (Veil of Discord), Brasão Solar (Solar Crest), cachimbo da Introspecção (Pipe of Insight), Cajado da Força (Force Staff) e alguns outros. Consequentemente não fica claro o valor real desse item — O Dota trás muitos itens de utilidade para diferentes situações. Meteor Hammer ta meio obscuro ainda em comparação com as outras escolhas.

Não é que ele seja ruim, mas certamente é muito situacional. É um controle/dano muito bom se tiver o combo certo na sua equipe — heróis com banimento, adormecer e outros. mecanismos de alto controle. Caso sua equipe não tenha nenhum herói dedicado ao siege (dano em estrutura), o Martelo pode mudar isso e garantir a tão sonhada subida de terreno elevado (High ground).

Essa subida na base inimiga não está tão difícil quanto parece, pois aqueles santuários da base foram removido, porém uma subida errada pode ceder uma virada ao time inimigo. Lente do Éter (Aether Lens) com um talento de Cast Range (Distancia de lançamento) é uma estratégia interessante, pois permite efetuar um bom meteoro de forma muito mais segura. Pode ser o item que faltava no suporte para definir o jogo e subir de forma muito mais segura, fazendo valer seus 2625 de ouro.

Aeon Disk Aeon Disk (Disco dos Éons)

Aeon Disk tem aparecido em alguns jogos profissionais, frequentemente contra iniciadores de extremo controle, como o Batrider. É excelente contra heróis com potencial de explodir  seus alvos e pode ser feito por qualquer um, dada as circunstancias.

No entanto, o item fica melhorzinho em heróis de utilidade, que não precisam necessariamente se preocupar em causar dano. Estamos falando de heróis como Dazzle, Silencer ou Oracle, que já chegam na briga com um alvo na testa. Essa sobrevida fornece uma janela para que eles possam pelo menos usar suas habilidades antes de ver Jesus ou quem sabe até virar briga.

Vale ressaltar, que isso não faz dele um item de suporte. Na verdade, um de seus usos mais interessantes foi nas mãos do Ame e seu Slark, jogando contra a Newbee pela Qualificatória da The Summit. Ele não só lidou muito bem com o Batrider, como também, pôde se aproveitar do tempo em que não podia causar dano para roubar atributos.

687474703a2f2f692e696d6775722e636f6d2f4555656c61376e2e6a7067Progressão de itens do LGD.Ame na partida contra a Newbee.

Seguindo uma logica parecida, esse item pode ser usado situacionalmente por heróis como Ursa ou Monkey King, pois permite que eles acumulem sua habilidade passiva (Garras Furiosas e Maestria do Jingu, respectivamente), enquanto não podem causar ou receber dano.

Spirit Vessel Spirit Vessel (Receptáculo Espiritual)

O irmão mais velho da Urna das Sombras, inclui um novo recurso de cura/regeneração e redução de ambos no jogo — Algo debatido não muito tempo antes do patch.

Urna das Sombras é um item feito muito cedo por suportes de rotação (Roaming/Sup 4), trazendo a cura necessária para seguir na pressão. Alem é claro de garantir um dano extra nas rotações (ganks), que muitas vezes garantem o abate.

Ambos os Efeitos escalam muito bem com o Spirit Vessel, trazendo dano/cura baseados na porcentagem do HP. Alem disso é um counter perfeito para lidar com heróis de Cura/regeneração.

Como nem tudo são flores, existem duas desvantagens, A primeira é que você precisa de cargas e isso fica cada vez mais difícil no decorrer da partida. A segunda é que seu efeito é facilmente dissipável —  Machado ilusório (Manta Style), Black King Bar (BKB) e Orbe de Lótus (Lotus Orb) irão cancelar o efeito negativo do Spirit Vessel.

Isso complica um pouco a forma de usar, mas é um item que se paga muito bem. Em um momento onde Spell Lifesteal (Roubo de vida por habilidade) vem se popularizando, reduzir a cura não é apenas útil contra um Alchemist da vida, como se torna muito útil também contra Viper, Queen of Pain, Bristleback e um Tinker.

 

Nullifier Nullifier (Anulador)

Uma das novidades mais interessantes do jogo, acabou ficando meio apagada. É sensacional no papel — previne que cores inimigos usem itens importantes como: BKB, Eul’s e manta. Pode dissipar A Mortalha do Necrophos, Decrepitar do Pugna e a forma do fantasma do Cetro Fantasma (Ghost Scepter), ainda mais agora que a Difussal Blade (Lamina Difusora) não faz mais isso. Além de ser um item neutro, podendo ser feito por qualquer core independente de seu atributo primário.

Na realidade, não existe atualmente nada no meta que justifique uma alta popularidade desse item. Necrophos e Pugna estão longes de ser o câncer que foram na 7.06. Controles fortes são superiores a todos os outros e Enfeitiçar (Hex) foi melhorado significativamente (não é mais dissipável), enquanto o Nullifier ainda precisa contar que seu projetil atinja o alvo.

Isso deixa ele um pouco inconstante — tentando ter a mesma utilidade que um Espinho Sangrento (Bloodthorn) contra as habilidades, mas sem amplificar o dano recebido pelo alvo.  Isso deixa ele na gaveta do “Totalmente situacional”, considerada uma categoria de items feitos somente por necessidade e não porque é bom de verdade.

A única situação em que este item é verdadeiramente uma necessidade, é quando o time inimigo tem um Buff absurdo que precisa ser removido/evitado, caso contrário, uma clássica construção de Lâmina Abissal (Abyssal Blade) ou Foice de Vyse (Scythe of Vyse) são compras melhores mesmo sendo mais caras. Uma escolha recente dele foi feita pelo VG.Paparazi em uma partida contra a Complexity pela Perfect World Masters e ainda era contra um Pugna de Cetro Fantasma.

 

Kaya Kaya

Kaya foi eleito o item do patch — Funciona em todos os heróis com dano em habilidades, redução no custo de mana é muito bem vinda e ainda por cima é baratinho. Ele é o responsável por ressuscitar Tinker e Storm, trazendo ambos de volta ao meta.

Definitivamente ele não será um item próprio de suportes, uma vez que por esse preço temos itens de utilidade mais úteis, mas para muitos cores de inteligência ele se tornou uma Lente do Éter melhorada.

Não tem muito mais o que falar sobre esse item maravilhoso — é rentável e deixa heróis de inteligência online bem cedo, melhorando sua bola de neve (Snow Ball) e até mantendo ela por mais tempo. Até poderíamos falar que devido ao fato de você perder menos mana, o item te salva de heróis como Nyx Assassin e Anti-Mage, mas isso não é verdade, eles vão te fritar praticamente da mesma forma.

 


TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Diego ‘irmao.URSO’ Rodrigues.

REVISÃO: Gilda “gigi” Marins

TEXTO ORIGINAL: https://www.dotabuff.com/blog/2017-11-23-reviewing-the-new-items-of-dota-2