Introdução

Salve galera, beleza pura? Na última publicação desvendamos alguns mistérios por trás da Fúria de Batalha, dessa vez nosso alvo são as ilusões.

Provavelmente, você já se perguntou algo como: por que o herói “y” fica tão forte com o item “x”?

Compreender as mecânicas e regras do jogo são primordiais para tomar as próprias decisões e entender os motivos de determinada estratégia ser tão efetiva. Afinal, isso define o que chamamos de Metagame.

Como aprender é melhor que imitar, MÃOS À OBRA!


As 3 diferenças básicas

Ilusão é a cópia de um determinado herói e pode ser criada por diversas fontes, tais como: itens, runas, talentos e habilidades. Além disso, se diferenciam basicamente por 4 fatores (aparênciarecompensadano aplicado e dano sofrido) que serão explicados individualmente, a seguir.


Aparência


ignorem nosso herói modelo e se apeguem apenas às diferenças gráficas entre eles (Fonte: dota2.gamepedia.com)

Existem 5 tipos de aparências e várias maneiras de gerar cada uma delas. A primeira grande diferença é que algumas são “camufladas” e outras não.


Ilusões não camufladas (Fonte: dota2.gamepedia.com)

Essas duas são as únicas que não podem enganar o time inimigo, ou seja, tanto os aliados quanto os adversários as veem exatamente como na imagem.

Vale ressaltar, que a imagem da esquerda, pode ser uma ilusão oriunda da Parede de Réplicas (Dark Seer), da Aura da Vingança (Vengeful Spirit), ou da Troca das profundezas (Vengeful Spirit, com Cetro de Aghanim). Já a imagem da direita, representa uma ilusão proveniente do Conjurar Imagem ou Reflexo, ambas habilidades do Terrorblade.

Agora vejamos exemplos das ilusões camufladas:

Nessa tabela, podemos visualizar comparativamente, as 3 imagens que de fato são camufladas para os inimigos, em outras palavras, somente os aliados podem identificá-las pela aparência, enquanto os inimigos verão apenas o modelo padrão:


 Modelo padrão (Fonte: dota2.gamepedia.com)


Doppelgänger na visão dos aliados 


Doppelgänger na visão do time adversário  


Recompensas

A segunda grande diferença entre as ilusões é o ouro e experiência que elas fornecem quando destruídas.

Por padrão, as ilusões fornecem ouro e XP proporcionais ao seu nível. Sendo sempre o dobro do nível, como demostra nosso quadro:

Porém, como toda boa regra, essa também tem exceções. A Justaposição (Juxtapose), Lança Espiritual (Spirit Lance) e a Parede de Réplicas (Wall of Replica), fornecem apenas 5 de ouro e XP, independentemente do nível que elas estejam. Uma regra importante, para evitar que os inimigos abusem dessas ilusões para comprar um Kinder Ovo.

Juxtapose      Spirit Lance      Wall of Replica


Dano aplicado e dano sofrido


Arte por Halycon450 (Fonte: deviantart.com)

Neste tópico, a primeira coisa que devemos entender é que, o herói original vai aplicar e sofrer 100% de dano, enquanto o dano sofrido e causado por sua ilusão, vão depender da origem da mesma.

Nossa terceira diferença básica, talvez seja a mais importante de todas. Para entendê-la melhor, vamos comparar as ilusões geradas pelo Fantasma (habilidade do Chaos Knight), com as ilusões do Doppelgänger (habilidade do Phantom Lancer).

Habilidade do PL em que ele cria duas ilusões com propriedades diferentes. Uma sofre dano igual ao PL original (100%), porém não causa dano algum (0%), enquanto a outra causa 20%, mas sofre 600%.

No caso do Fantasma, a ilusão aplica 100% de dano, o que significa que a ela vai causar exatamente o mesmo dano do Chaos Knight original. E 260% de dano sofrido, quer dizer que ela vai tomar 160% a mais de dano do que o CK original.


Fantasma criando 4 ilusões 


Interação de Itens e Habilidades

Seria injusto falar sobre todas as interações em um único artigo, sendo assim falaremos sobre as mais relevantes.


Destruidores de ilusão

Alguns itens e habilidades tratam as ilusões como heróis (causando exatamente o efeito da habilidade), mas algumas simplesmente as DESTROEMAi vão elas:

Scythe of Vyse Foice de Vyse (Item)
Dagon (level 5) Dagon (Item)
Mana Drain Drenar Mana (Lion)
Life Drain Drenar Vida (Pugna)
Hex Enfeitiçar (Lion)
Hex Enfeitiçar (Shadow Shaman)
Glimpse Relance (Disruptor)
Stone Gaze Olhar Petrificante (Medusa)
Mystic Snake Petrificação da Serpente Mística (Medusa, com Cetro de Aghanim)

Atributos, ataque e armadura

O que uma ilusão herda de fato? Várias características do herói verdadeiro, mas principalmente: velocidade de ataque, evasão, HP, mana, regeneração, velocidade de movimento e ATRIBUTOS.

Exemplo 1


HUD do DotA, com uma falsa demonstração de dano e armadura na ilusão

Muita atenção, pois a ilusão NÃO HERDA bônus de ataque e armadura! Mesmo a HUD do jogo mostrando +460 de ataque e +20 de armadura, a ilusão não possui esses benefícios, é uma informação falsa.

Ou seja, essa ilusão gerada pela Imagem Espelhada (Mirror Image) nível 4, NÃO TERÁ 232 de dano, que seria 40% de 581 (121 + 460). Ela vai ter 40% sobre dos 121 de dano base, ou seja, a ilusão da Naga em questão terá apenas 48 de dano.

Embora as ilusões não herdem os bônus de ataque e armadura, elas podem ganhar esses e outros benefícios através dos atributos, por exemplo: ataque pelo atributo primário e armadura pela agilidade.

Nada como outro exemplo para entender melhor!

Exemplo 2

Supondo que você escolha fazer Botas de Fases no seu herói, suas ilusões herdarão os 45 de movimento, mas não ganharão o bônus de +24 de dano. No entanto, se ao invés disso, você optar por Coturnos do Poder? A ilusão herdará: os mesmos 45 em velocidade de movimento+10 do atributo selecionado e +30 de velocidade de ataque.

Esclarecendo assim, a ótima sinergia das ilusões com itens de atributos, tais como: Olho de Skadi e Sange & Yasha.

Urso, então isso significa que se eu fizer uma Rapieira Divina, minhas ilusões não vão ganhar absolutamente nada?

Exatamente, mas por outro lado, se você fizer um Olho de Skadi, ela vai se beneficiar de quase tudo, perdendo apenas o modificador de ataque, que é nosso próximo assunto.


Modificadores de Ataque

Existem vários itens, talentos e habilidades que vão interagir diretamente com o ataque básico do herói (o famoso clique de botão direito).

Quebra de mana (Mana Break)


Habilidades, itens e talentos que são fontes da Quebra de Mana (Fonte: dota2.gamepedia.com)

Quebra de Mana é a habilidade passiva de queimar mana do alvo durante os ataques básicos, onde a mana queimada é convertida em dano. As ilusoes herdam esse benefício, algo que aumenta consideravelmente o dano causado por elas, fora o prejuízo em mana removida. Por isso é bem comum ver o Antimage fazendo Machado Ilusório, assim como um Phantom Lancer construindo Lâmina Difusora.


3 itens mais utilizados pelo Antimage nos últimos 12 meses (Fonte: dotabuff.com)


3 itens mais utilizados pelo PL nos últimos 12 meses (Fonte: dotabuff.com)

Ataque Crítico

Outra ótima combinação é ilusão com ataque crítico, justificando a popularidade do Machado Ilusório no Juggernaut e a letalidade do combo do CK.


3 itens mais utilizados pelo Juggernaut nos últimos 12 meses (Fonte: dotabuff.com)

Ataques exclusivos

Além dos críticos e quebras de mana presente nos itens, heróis e talentos, existem alguns modificadores únicos que funcionam muito bem nas ilusões, como por exemplo:

Moon Glaives Glaive lunar (Luna)  Split Shot Disparos Divididos (Medusa)  Desolate Desolate (Spectre)

Curiosidades

Fique de olho, pois muitos modificadores não são herdados pelas ilusões, por exemplo: Pancada (Stun do Cranium Basher), Corrupção (remoção de armadura da Desoladora), Relâmpago em Cadeia (Raio da Maelstorm) e Transposição (Cleave da Fúria de Batalha).

O Dota mostra buffs e debuffs da ilusão que não são reais. Como por exemplo: o bônus de ataque e armadura (ilustrados no tópico de atributos) e o debuff de lentidão e veneno que a Forma de Dragão Ancestral aplica em seus alvos. No caso deste último exemplo, mesmo a ilusão do Dragon Knight aplicando o debuff no status do inimigo, essa é uma informação falsa, visto que, o mesmo não sofre os danos e tampouco o retardo de movimento.


Considerações finais

Daria para escrever um livro apenas sobre as ilusões do DotA. Isso, porque nem abordamos tópicos mais complexos, como: auras, buffs e resistências.

Se quiserem saber mais sobre o mundo das ilusões, sugiro alguns links que vou deixar nas referências. Mas lembrem-se, criar um lobby e fazer os próprios testes é sempre a opção mais confiável, pois além dos updates frequentes, existem outros exemplos como o do Dragon Knight.

Para mais trabalhos como esse, visite meu site: http://www.irmaourso.com.br. Obrigado pelo carinho, um abraço de urso e boa semana!


AUTOR: Diego ‘irmao.URSO’ Rodrigues

REVISÃO: Gilda “gigi” Marins


PRINCIPAIS REFERÊNCIAS:

http://www.dota2.com

https://dota2.gamepedia.com/Illusions (Saiba mais sobre ilusões #1)

http://liquipedia.net/dota2/Illusions (Saiba mais sobre ilusões #2)

http://www.sgesports.com.br/dota2/noticia/27

https://pt.dotabuff.com/heroes

http://www.irmaourso.com.br/707analise/

https://keterok.deviantart.com/art/Manta-Style-420077045 (Arte da capa por Keterok)