INTRODUÇÃO

Salve galera beleza pura purinha purinhazinha? Com a participação especial de alguns offlaners do cenário brasileiro de DotA, vamos destrinchar o artigo do Eggs sobre a offlaneState Of The Offlane In Today’s Pubs.


É um momento difícil para ser offlaner, especialmente quando se trata de partidas públicas (pubs). Embora isso dependa da faixa de habilidades (Skill bracket), os jogadores de pub não estão interessados ​​em trocar de rota de acordo com as combinações (matchups) e raramente ocorrem rotações quando um offlaner é gankado.

Rotas triplas (trilanes) são atualmente bem comuns nos pubs, e sem a Garra de Ferro (Iron Talon), o Escudo Degastado (Poor Man`s Shield) e com a redução na XP da floresta, desempenhar a offlane com sucesso muitas vezes significa simplesmente não morrer. Mas existem dicas que podem tornar sua vida mais fácil.

Krolzinha da Minas Club, compartilha parte de sua experiência no pubão.


ESTÁ TUDO BEM SER NÍVEL 1

Às vezes é melhor aceitar que você está enfrentando uma trilane e se conformar com um impacto menor no início do jogo, ao invés de ceder à pressão e acabar cometendo um erro crucial.

Jogar na offlane pode ser uma experiência solitária e impotente, pois, ao mesmo tempo que o seu herói é “zoneado” pelos suportes, você assiste o inimigo pegar finalizações, negar XP e Ouro, enquanto seu herói está igual ao Flamengo: só no cheirinho e nada de resultado.

Essa situação angustiante te leva a implorar ajuda da sua equipe por algo que já não tem mais controle, e, se por um lado você sente que o jogo está em suas mãos, por outro, você segue esperançoso que sua equipe esteja dominando o restante do mapa, afinal de contas, você está perdendo sua rota.

Nível 1 de Qualidade

Não tem problema ser nível 1, desde que você esteja contra uma trilane e de fato ocupando os suportes inimigos. Se você não tem nenhum impacto na rota, e continua no nível 1, provavelmente teria sido melhor farmar na floresta ou tentar uma rotação na trilha do meio.


O jogador da PaiN Gaming,Tavo Gabriel, resumiu bem a função básica de um offlaner.

A regra principal é: não morra, mas se você morrer, morra com PROPÓSITO! Com um bom posicionamento e usando com sabedoria suas regenerações, talvez você force seus oponentes a irem longe demais, deixando-os vulneráveis ​​à resposta da sua equipe.

Morra contestando um Pull (Atração de criaturas neutras) ou mexendo com o equilíbrio da rota, pelo menos essa morte vai lhe render algumas ondas de experiência em sua torre quando você reviver.


H1j4ck, experiente offlaner, com passagens por equipes como: Midas Club e TSHOW e-Sports.

Há muito o que fazer se você não estiver coletando XP/ouro da rota. Pode gankar o meio, controlar runas e, acima de tudo, mexer no equilibro da rota inimiga (no próximo tópico veremos alguns exemplos).

Se você está no nível 1, porque está mantendo os suportes inimigos ocupados, esteja satisfeito, pois isso quer dizer que você está criando muito espaço para sua equipe. Ou seja, eles não estão incomodando o seu mid laner, o que abre uma janela para os seus suportes conquistarem objetivos maiores do que simplesmente zonear um offlaner.

Não se preocupe, afinal você estará nível 1, apenas por um breve período. Eventualmente, você será capaz de pegar algumas ondas de experiência e para a maioria dos offlaners, isso já lhes permite executar seu papel na partida.


BAGUNÇANDO O EQUILÍBRIO DAS CRIATURAS

Embora os jogadores possam ser muito imprudentes ao tentar criar uma situação, às vezes se trata apenas de um investimento errado dos seus esforços. Uma maneira de ser efetivo é interromper o equilíbrio da onda de criaturas (creep wave) – o equilíbrio é o ponto em que ambas as ondas de criaturas se encontram no mapa – quanto mais próximo estiver da sua torre, mais seguro você estará. Vejamos alguns exemplos de “Skip Wave”:

EXEMPLO 1

Assim que sair a primeira creep wave (logo no tempo: 0:00), você pode correr para o T3, atrair (Aggrar) a wave durante alguns segundos e voltar para a sua própria torre com um teletransporte. Isso vai duplicar a onda de criaturas inimigas, como podemos conferir no vídeo que eu fiz especialmente para esse artigo:

Enrolando a primeira onda de criaturas até rodar a recarga do teletransporte.

EXEMPLO 2

Outra maneira usual seria atrair a onda do inimigo entre a T1 e a T2. Mas tome cuidado, isso pode ser contestado, como acontece com as outras táticas de pull. Porém na maioria dos pubs, ela será bastante eficaz para mudar o equilíbrio da lane e garantir pelo menos uma wave de experiência.

Atraindo a primeira onda de criaturas sem usar o teletransporte.


Caso tenha ficado alguma dúvida referente ao impacto dessa estratégia, H1j4ck explica com mais detalhes:

Se você acha que não pode transitar na floresta inimiga sem ser pego, um recurso seguro é bloquear sua própria onda de criaturas com o chamado: bodyblock. É muito parecido com o bloqueio clássico do midlaner, exceto que você poderá bloquear por mais tempo. Além disso, deixar o maguinho tomar à dianteira durante o bodyblock, também é uma boa maneira de fazer com que o equilíbrio de fluência se mova em sua direção (visto que ele será abraçado pela wave inimiga).

Há outras táticas habituais, utilizando as criaturas neutras, como por exemplo: colocar uma sentinela bloqueando o acampamento fácil (Easy Camp) e fazer pull no acampamento difícil (Hard Camp). Ambas as offlanes (Iluminados e Temidos) têm o seu próprio campo de pull, o que permite os suportes contestarem ou perderem uma onda inteira de criaturas.


ASSISTA OS PROFISSIONAIS

Assistir jogadores profissionais pubando é uma ótima experiência. Embora o maior conselho para vencer no Dota seja apenas “ficar bom”, observar como os profissionais lidam com adversários menores é uma verdadeira lição de como potencializar todos os recursos disponíveis. Ficar bom requer muitos fundamentos que vão além da sua mera habilidade.


Dica de Rodrigo “Lelis” Santos, offlaner da SG e-Sports.


ESTEJA UM PASSO A FRENTE

Às vezes, apenas o offlaner sabe o quanto é difícil essa função. Comunique à sua equipe que você provavelmente estará jogando contra um trilane. Não há necessidade de dizer: “AM está free farm, GG!”. Já sabemos, foque no seu jogo.

Avise quando os suportes estiverem na sua rota, e se eles saírem, avise também! O offlaner nada contra a correnteza, contra tudo e contra todos, então não sinta que pode/deva ganhar um 3×1. Seja proativo, positivo e não deixe que as falhas dos primeiros 10 minutos afetem sua performance durante o resto da partida.


Recado de Giovanni “Hane” Ramos, offlaner da STARS e-Sports.


CONSIDERAÇÕES FINAIS

Deu para ver que essa função não é pra qualquer um né? Tem que ter psicológico forte e uma boa noção geral do que está acontecendo pelo mapa. Lembrem-se que colocar pressão na rota quando tiver espaço, também é uma função do offlaner.

A Krolzinhafoi mais além  durante nosso papo e confessou que no início foi bem difícil, mas com o tempo ela foi se apaixonando pela offlaner. E você está pronto para fazer a off?


BÔNUS

Mesmo em inglês, esse vídeo do D2Bowie explica com detalhes a utilização do Skip Wave, vale a pena conferir!


TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Diego ‘irmao.URSO’ Rodrigues

REVISÃO: Gilda “gigi” Marins


PRINCIPAIS REFERÊNCIAS:

https://www.youtube.com/channel/UCc7r3TRaoSOGRYyE6WdydQw (Arte da capa por Nightfury Treann)

https://pt.dotabuff.com/blog/2018-01-31-state-of-the-offlane-in-todays-pubs

https://www.youtube.com/channel/UCc7r3TRaoSOGRYyE6WdydQw