Escrito por Skim, traduzido e adaptado por irmaoURSO.

1 em jpeg

“Legacy of the Awakened” tela de carregamento feita por Kunkka

Anti-Mage (AM) é um dos heróis mais icônicos do Dota. A sua proposta geral é bem simples de entender e o Translocar (Blink) permite aos novatos cometerem erros sem serem punidos. Parecido com o Juggernaut, o conceito do Anti-Mage nunca mudou e provavelmente nunca mudará, uma vez que o herói se sente equilibrado o suficiente para sempre ser relevante. Em grandes partidas, equipes naturalmente vão tirar um Anti-Mage da cartola para garantir a vitoria. No TI5 (The International 2015) a Invictus Gaming pegou o Anti-Mage como última escolha, contra Team Secret e realizaram uma virada sensacional (reverteram uma diferença de mais de 22 mil patrimônio liquido). O resultado, é que o AM acabou sendo banido nos dois jogos subsequentes.

Independente de seus pontos fortes e fracos, o AM vem forte nesse patch/meta. As mudanças recentes da 7.07, permitiram ele ter impacto mais cedo. Sendo um momento perfeito para dar uma olhada, no motivo do Anti-Mage ser tão escolhido todos esses anos e o que pode ser feito para detê-lo.

FLASH FARM (Coletar ouro Rapidamente)

Há vários fatores que fazem o AM se destacar, mas nenhum é tão brilhante quanto seu potencial de Flash Farm. Translocar, somado a sua Battle Fury (Furia de Batalha), possibilita limpar as criaturas mais rápido que qualquer um. Outros Hard Carries de agilidade, como Juggernaut, ou Phantom Assassin, também poderiam construir uma Fúria de Batalha, mas eles não possuem a mesma mobilidade do AM, fazendo com que o AM colete ouro mais rápido pelo mapa. Resultando assim, em um HC mais rico no meio do jogo (Mid Game) e construindo seus 6 itens (full-Slotted/Full-Build) mais rápido que seus rivais.

Por ele farmar (coleta ouro) mais rápido, naturalmente o AM avança as ondas de criaturas antes e com mais eficiência que a maioria dos HC’s, já no início do Mid Game. Fazendo dele um Split Pusher (Empurrador solitário de rotas) natural, justificando, porque de ser uma escolha de segurança de muitas equipes.

Ele é “ensaboado”, difícil de ser abatido, pode abusar muito do mapa se tiver liberdade e ainda colocar pressão nos inimigos. Mas o que deixa ele tão forte nesse meta/patch?

ANTI-MAGE NA 7.07(B)

2

Fúria de batalha ficou 400 de ouro mais barata. Sim, ele tem que segurar um pouco mais de ouro agora para comprar a Lança Demoníaca (Demon Edge), mas isso geralmente não é um problema. As mudanças na agilidade também deixaram ele mais potente . Naturalmente ganhará mais velocidade de movimento (graças ao novo Perk/Privilégio de agilidade), agregando mais valor à sua mobilidade.

A maior mudança foi no seu novo talento. Antigamente no level 15 ele passivamente invocava uma ilusão depois de translocar, o que tinha um impacto absurdo. Os jogadores só precisavam limpar metade das criaturas, que a ilusão do talento fazia o resto. Esse talento ajudava a manter as rotas avançadas e na hora de atacar as estruturas era uma boa substituição para o Machado ilusório (Manta Style), dando aos jogadores a liberdade de guardar a Manta para sair de um possível controle.

Quando esse talento foi piorado/nerfado na 7.07b (passou a ser um talento de level 20), continuou sendo um talento muito efetivo. Agora, os jogadores poderiam acessar tanto a redução no tempo de recarga do translocar (Level 15: -1s Blink Cooldown), quanto a ilusão ao translocar (Level 20: Blink Uncontrollable Illusion). O talento de level 10 (+20 de velocidade de ataque), permite o AM ser um pouco mais flexível com sua construção de itens. Substituindo até a sua Esmagadura de Crânios (Cranium Basher), por um item mais defensivo depois de seu machado ilusório.

Por hora, a Valve incentivou bastante a volta do Split Push, com as torres recebendo mais bônus de armadura para cada herói inimigo próximo.

Os santuários (Shrines) agora são mais pra dentro da floresta, ou seja se sua equipe deixou o HC farmando sozinho, ficou mais fácil responder a uma possível rotação inimiga.

TIMING

Existe uma piadinha antiga na comunidade de Dota 2, onde sempre que alguém pergunta: Como lidar com o Lycan? A resposta é a mesma, “coloque sentinela na floresta dele”.  Embora não seja um péssimo conselho, neste momento o Lycan raramente é utilizado na floresta, mostrando a complexidade deste tipo de questão.

Enquanto muitos ainda escolhem contestar a rota do AM, como forma de atrasar seu farm, isso raramente resolve todo o problema. Sim, contestar a fase de rotas vai atrasar seu impacto no jogo, mas isso é uma realidade contra qualquer outro HC.

O AM é um dos melhores heróis para recuperar seu farm, graças a sua capacidade de Flash Farm, já citada neste artigo. Anti-Mage pode voltar ao jogo mesmo com uma diferença considerável de patrimônio líquido, desde que seu time jogue em torno disso (conhecida também como a estratégia quatro-um). Muitas vezes a equipe que resolve punir o AM, acaba sacrificando uma ou duas rotas, cedendo espaço para equipe dele no meio do jogo.

Se houver alguma coisa a ser feita, enquanto o AM cresce, aproveite! Por mais farmado que ele possa estar, o Anti-Mage só consegue avançar uma rota por vez. Ele certamente não poderá se juntar a sua equipe nas brigas e nem defenderá as estruturas contra uma demolição pesada (Heavy Siege). É ai que o AM é explorado, e por isso não foi popular em um ambiente profissional por tanto tempo. É preciso de tempo para montar o Mega Zord, no mínimo um Machado Ilusório (depois da Fúria de Batalha), para fazer uma briga descente.

Dito isto, empurrar rápido o bastante para deixar o AM totalmente obsoleto é uma missão difícil por si só, tendo em vista que depende de uma equipe com potencial e organização para essa tarefa. E quanto aos heróis e itens específicos?

LOCKDOWN É A CHAVE

Anti-Mage tem muita armadura e resistência a dano magico, não é fácil explodir o bichão. Com o Lockdown (setup/controle) perfeito nas mãos, resta apenas controlar o tempo de uso das habilidades e estar em sincronia com a sua equipe para doutrinar o AM. Sem dar chances ao AM, da mesma forma como se faz com o maldito Slark.

Naturalmente um herói como o Lion, que tem um controle rápido e forte com o enfeitiçar (Hex), é considerado uma das melhores respostas (Counter-pick) a heróis ensaboados, porém qualquer herói com capacidade de perseguir (Spirit Breaker) ou com um controle de longo alcance (Earthshaker), também é considerado um bom counter.

Quanto aos itens, qualquer controle adicional é bem-vindo, mas aplicar Break (Desabilitar passivas – ex: Lamina de prata/Silver Edge) é muito forte contra ele também.

O novo item Nullifier, é uma boa maneira de lidar com o AM uma vez que, bloqueia o uso de itens fortes como Machado Ilusório e Lamina Abyssal.

NOTA DO TRADUTOR:

Devido a uma informação controversa, parte do texto foi ocultada nesse trecho.

Paragrafo original: “As for items, any additional disable will do, but items that apply Break (which for now is only Silver Edge) are very strong against him as well. The new item Nullifier, while blocked by Linken’s, is also a great way of dealing with AM. Not only is its cooldown shorter than a Linken’s Sphere, so even if it does get blocked there will be a time window in which it can definitely be applied, its mute effect is a fantastic way of dealing with AMs other items, such as Manta Style or Abyssal Blade.”

O autor, cita o Nullifier como uma boa resposta a Esfera de Linken (Linken’s Sphere), justificando um menor tempo de recarga do item novo, quando comparado ao Esfera de Linken, sugerindo a existência de uma janela de 1 segundo a ser aproveitada. O que não condiz com a realidade, uma vez que o tempo de recarga da Linken é menor que da Nullifier.

ACEITE QUE VOCÊ PERDEU O CONTROLE DE MAPA

Um dos maiores problemas de lidar com o Anti-Mage é a questão mental. Grande parte dos jogadores inexperientes tendem a ficar em choque ou “panicar” diante desse monstro.  Perder torres e controle de mapa é uma progressão natural ao se jogar contra o AM, algo que os jogadores precisam aceitar.

Claro que isso se aplica caso a troca seja favorável, mas essa é justamente a parte mais difícil: quando eu devo aceitar essa troca de objetivos com um Anti-Mage? Não existe uma receita de bolo que responda essa pergunta, é uma decisão que vai variar de jogo para jogo.

A questão é que os jogadores precisam manter a calma contra o Anti-Mage. Ele é o clássico HC que vai aterrorizar no final do jogo (Late Game). O mimimi é sempre o mesmo: “Ele está freefarm (coletando ouro livremente) galera!”

No final das contas, avaliar o “nível de potencial” (Power Level), tanto de sua equipe, quanto do AM, é crucial para decidir quando e onde atacar. Naturalmente as duas grandes decisões se dividem em: puni-lo quando ele estiver sozinho, ou forçar uma briga de equipes (Team Fight), em uma vantagem numérica (normalmente um 4×5).

 

TEXTO ORIGINAL: https://pt.dotabuff.com/blog/2017-10-31-707-patch-analysis
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Diego ‘irmao.URSO’ Rodrigues.