Introdução

tb2-mod.jpg
Ilidan Stormrage/Terrorblade do Warcraft (Arte: Laurel Austin. Fonte: worldofwarcraft.com

Desde o rework na Fúria de Batalha (Battle Fury ou BF), o item tem sido usado por eficiência em dano, independentemente do seu bônus de transposição de ataque (o famoso Cleave). Diferente do que se via, os profissionais passaram a construí-lo em heróis como Phantom Lancer! E depois que o Arteezy construiu BF no Terrorblade, jogando pela Galaxy Battles, ficou claro que era a hora de falar sobre essa loucura.

artezzy2.png
Estatísticas finais do Arteezy, no jogo Evil Geniuses x VGJ Thunder (Fonte: Dotabuff)

Mas, antes de destrinchar um pouco mais sobre a BF, que tal uma breve revisão no histórico de buffs desse item?


A História dos Buffs

A eficiência da Fúria de Batalha hoje em dia, nos remete ao Dota 1, quando não era incomum ver esse item nas mãos de uma Windrunner, por exemplo. Nessa época, a BF disputava diretamente com a escolha de Orquídea Malevolente (Orchid Malevolence) e o bônus de transposição pouco importava.

A Fúria de Batalha tem sido bufada desde os primórdios do Dota. Até a chegada da 6.84 observamos as seguintes mudanças: aumento do dano, redução do custo final (de 5100 para 4575), aumento do raio da transposição de ataque (de 160 para 280) e melhora da regeneração.

Então veio a 6.84, que por sua vez, reduziu ligeiramente o dano mas incorporou o Machado Supressor (Quelling Blade) na construção, consolidando a ideia de que BF era um item com finalidade de acelerar o farm. Junto a adição do Machado Supressor como componente, a BF ganhou também a habilidade passiva Supressão (Quelle a ativa  Cortar Árvore/Sentinela (Chop Tree/Ward) — falaremos mais sobre elas ao longo do artigo.

bf-6.84.png
Registro de mudanças da BF na versão: 6.84

Nessa época, ela aparecia principalmente em dois heróis: Anti-Mage e Ember Spirit. Eventualmente no Juggernaut e chegou a ser importante para o Faceless Void na função de Hard Carry.


Battlefury_Equipment_cleave.gif
Faceless Void com a Fúria de Batalha, ilustrando a transposição nas criaturas

Mesmo com esse lindo histórico de melhorias, o Icefrog queria mais. Eis que entra na nossa história patch 7.00, trazendo mudanças no dano e na mecânica da transposição (ao invés de um círculo com borda na frente da unidade, a área passou a ser calculada em forma de cone na direção do ataque). Em seguida, as versões 7.02 e 7.03, bufaram a BF  na distância, no dano da transposição e com aumento do raio.

3-e-2.png
Registro de mudanças da BF nas versões: 7.02 e 7.03

Por fim, veio a 7.07 e reduziu o dano em 5, mas melhorou muitos outros aspectos, sendo o mais importante deles a mudança na construção do item, que alterou o custo de 4500 para 4100, ou seja, no final valeu a pena!

7.png
Registro de mudanças da BF na versão: 7.07

Depois desse passado incrível, chegamos ao presente, onde a recém-nascida versão 7.08 promete ser o primeiro de outros prováveis nerfs na BF. Como prometido, vamos analisar suas habilidades:

  Habilidades do item: Fúria de Batalha

Podemos reparar que a 7.08 atacou duramente a Supressão (Quell) e as ilusões perderam o dano extra contra criaturas não heroicas. Ou seja, as cópias não farmam com tanta eficiência como antes, mas isso será suficiente para ela deixar de aparecer em heróis como Terroblade e Phantom Lancer? Veremos!


Abrindo a Mente

O Dota possui mecânicas exclusivas, estratégias e construção de itens padrão funcionando tão bem, que fica difícil manter a mente aberta quando algo totalmente inovador aparece. Porém, estamos falando do MOBA mais versátil do mundo e como diria Johan “N0tail” Sundstein“Everything can work” (Tudo pode funcionar).

Quem em sã consciência, deixaria de fazer Botas de Teletransporte (Boots of Travel) para Tinker? Ou abriria mão de uma Adaga de Translocação (Blink Dagger) para Enigma? Provavelmente ninguém, pois esses itens tem uma sinergia perfeita com as habilidades do herói, entretanto isso só é verdade até o momento que um profissional muda a forma de explorar o personagem, surpreendendo a todos com uma nova e eficiente estratégia. Por exemplo: antes do Shadow (Hard Carry da Wings) inovar no TI6, ninguém fazia Esfera de Linken (Linken’s Sphere) como primeiro item para Faceless Void.

Pensar diferente é assustador e difícil de pôr em prática, principalmente se tratando de um jogo com inúmeras variáveis e com 10 jogadores envolvidos. Por isso é sempre mais confiável analisar o cenário profissional, onde as escolhas erradas são punidas severamente.


Fúria de Batalha, qual o seu segredo?

A BF no papel, parece terrível para os heróis de ilusão, principalmente quando pensamos na boa sinergia de Sange and Yasha, Resplendora (Radiance) e Lâmina Difusora (Diffusal Blade) com suas habilidades, entretanto, recentemente vimos jogadores do cenário nacional e internacional explorando a BF no Phantom lancer.

No caso do Terrorblade a sinergia é ainda menor, uma vez que a Metamorfose (Metamorphosis) o transforma em um herói de longo alcance durante as brigas, perdendo assim, a habilidade de transposição. 

Confira algumas aparições do PL, pela StarLadder Invitational Season 4 e World Electronic Sports Games:

am-mushi-costabile.png
AmeMushi Costabile, todos apostando na Fúria de Batalha como primeiro item no PL (Fonte: dotabuff.com – Jogo 1 – Jogo 2 – Jogo 3)

Fornecendo +45 de dano por 4100 de ouro, a Fúria de Batalha é um dos itens de dano mais eficientes do jogo, perdendo por exemplo para Rapiera Divina (Divine Rapier): +330 de dano por 6000 de ouro. Além disso, o aumento significativo na velocidade do farm, permite a BF competir de igual para igual com itens de maior sinergia com as habilidades do herói em questão. Bem semelhante com a época que faziam Lança Dracônica (Dragon Lance) para Meepo, somente pelos atributos (por ser um herói corpo a corpo ele não ganha +140 no alcance de ataque).

O poder da BF vai muito além do seu benefício em dano e transposição de ataque. É fácil de montar (seus componentes estão disponíveis nas lojas secretas distribuídas pelo mapa) e possui alta regeneração (+6 HP/S e +2.25 MANA/S), o que possibilita farmar abusando das habilidades e criaturas da floresta, sem se preocupar com o sustain (regeneração).

A utilização do Machado Supressor na construção, é que confere a habilidade de Cortar Árvore/Sentinela, além de não precisar vender um item básico/inicial, o herói ainda pode criar rotas de fuga e encurtar o caminho entre um farm e outro.

É hora do dueeeeeelo! É hora de comparar um rival clássico: se o jogador optar por uma Desoladora (Desolator), ele com 3500 de ouro estará pronto para brigar, agredir torres e só  a Desola é um item forte, porém muito limitado a causar dano. Nos momentos em que ele precisar coletar ouro na floresta, terá dificuldades e sentirá falta de um item para garantir o seu sustain. Por outro lado, investindo 600 de ouro e perdendo 5 de dano, você pode construir a BF, que além de não limitar seu herói, acelera seu farm e dispensa gastos com itens complementares.

bf-vs-desola.png
Quadro comparativo de componentes e preço final


Considerações Finais

Afinal, qual é o verdadeiro lugar da BF nessa história? Poderíamos até dizer que ainda é apenas um teste dos jogadores, como fizeram com a Máscara da Loucura (Mask of Madness) e o Olho de Skadi (Eye of Skadi). Mas apesar do golpe sofrido pela 7.08, ela continua aparecendo. Não chega a ser um item indispensável, mas continua forte e viável, se encaixando muito bem em vários Hard Carries, como por exemplo: Troll Warlord, Faceless Void, Juggernaut, Phantom Assassin e Monkey King.

Ou seja, ainda veremos muitos machadinhos dourados por aí, inclusive nas mãos do Phantom Câncer.

Um abraço de urso e até a próxima!

dota_2_phantom_lancer-4606-hd.jpg (Arte: lotsalote. Fonte: wallpapersontheweb.net)


ADAPTAÇÃO: Diego ‘irmao.URSO’ Rodrigues

REVISÃO: Gilda “gigi” Marins 


PRINCIPAIS REFERÊNCIAS:

https://pt.dotabuff.com

https://dota2.gamepedia.com

http://www.dota2.com

http://liquipedia.net/dota2

http://warcraft.blizzplanet.com

https://worldofwarcraft.com/en-us

http://www.irmaourso.com.br

https://www.instagram.com/lotsalote

https://wallpapersontheweb.net/