Introdução

Masterizar um herói significa dominar o uso de suas habilidades e buscar sempre o melhor aproveitamento delas. Por isso nesse artigo falaremos apenas sobre uma das minhas magias prediletas: A DISRUPÇÃO!DisruptionQuando temos um Silencer contra o Enigma, facilmente entendemos que o melhor uso do Silêncio Global é durante o Buraco Negro! Mas não se engane, é difícil identificar o melhor aproveitamento de todas as habilidades, até porque, cada jogo é um caso diferente.

Diante disso, vamos tentar entender melhor a Disrupção e explorar suas principais mecânicas.


No Túnel do Tempo

Antes de destrinchar as várias formas de utilização, vamos a uma rápida revisão no histórico de buffs e nerfs mais importantes.

Em março de 2012, eles corrigiram o Veneno Sombrio, que passou a causar dano no alvo banido (durante a Disrupção), mesmo que pareça uma coisa boba, é justamente isso, que impede o alvo de usar uma Adaga de Translocação, por exemplo.

O verdadeiro poder dessa habilidade foi da versão 6.86 até a 6.88, onde aumentaram de 8 para 14 a duração e o tempo de recarga era de 16 segundos, ou seja, existia uma janela de apenas 2 segundos sem as ilusões criadas. Era perfeito para uma defesa de base e principalmente para uma subida segura de terreno elevado.

A 6.88c bem que tentou resolver esse problema, aumentando em 50% o dano sofrido pelas ilusões, mas pouco adiantou.

A primeira grande solução aconteceu na 6.88d onde aumentaram o tempo de recarga para 18 segundos, criando assim uma  janela maior (4 segundos) sem as ilusões.

Ainda assim, o sapo gelado não estava satisfeito, foi quando na 7.02, ele aumentou em mais 100% o dano recebido pelas ilusões, deixando-as bem mais frágeis.

Atualmente, ela está assim (versão 7.10):


O poder do Banimento

Todas as habilidades de alvo híbrido (aliado ou inimigo), tendem a ser mais poderosas, devido a sua versatilidade. O jogador passa a ter 10 possíveis alvos para sua magia, sendo importante ter em mente quais são os mais valiosos antes das primeiras team fights, visto que durante as brigas, o cérebro estará muito ocupado com outros detalhes.

O critério básico para um bom banimento, é entender quais atributos e habilidades passivas, as ilusões criadas vão se beneficiar. As melhores ilusões normalmente são dos heróis com habilidades passivas de boa sinergia, como por exemplo: Luna, Medusa, Antimage e Juggernaut.

 Moon Glaives Split Shot Mana Break Blade Dance

Na falta de uma boa habilidade passiva, podemos nos apegar aos cores com muita agilidade, como: Morphling, Terrorblade e Drow Ranger. Essas características sempre serão relevantes na hora de escolher entre criar ilusão de um inimigo ou de um aliado. Porém a prioridade pode mudar de acordo com a necessidade da Disrupção, principalmente quando se fala do uso defensivo.

Caso queira saber um pouco mais sobre as ilusões, leia este artigo: http://www.irmaourso.com.br/prazer-meu-nome-e-ilusao/


Uso Defensivo

A Disrupção, faz as rotações defensivas do Shadow Demon, uma das melhores do jogo! Ele não só tira um aliado de foco, como também compra tempo (2,5 segundos valiosos).

O maior problema é que uma disrupção no momento errado, pode mais atrapalhar do que de fato ajudar o seu amigo. Por isso, é sempre importante fazer algumas perguntas, antes de tomar uma decisão, por exemplo: Quantos inimigos estão envolvidos? Quais habilidades eles já utilizaram? Seu amigo está de fato em perigo?

Vamos imaginar algumas situações para um melhor entendimento:


CASO 1:

Seu amigo Bracubi estava passeando na floresta e foi alvo de algum controle, como: Flecha Sagrada, Rugido Primitivo, Laço Flamejante, Cronosfera, Enfeitiçar, etc. Nesse caso, o Bracubi é um ótimo candidato ao banimento, pois esses controles são maiores que 2,5 segundos.

Sacred Arrow Primal Roar Flaming Lasso Hex Hex


CASO 2:

Durante uma Team Fight, 5 inimigos  estão atacando seu amigo Lanarinho. Na maioria esmagadora das vezes, o Lanarinho deverá ser alvo da Disrupção, pois banir um herói em foco é como tirar um osso de um canil de Rottweilers.

Em alguns casos, você deve banir algum inimigo que ainda não utilizou a habilidade capaz de abater o Lanaro ou simplesmente não banir ninguém, caso ele tenha condições de sair vivo sem a sua ajuda. Observe esses 2 exemplos que vão esclarecer essas variações do CASO 2:

EXEMPLO 1: 4 heróis já utilizaram todos os recursos para eliminar o Lanarinho, restando apenas o combo do Lion: é melhor banir um Lion que ainda não utilizou os seus controles (Enfeitiçar e Espinhos da Terra) do que banir o Lanaro e entregá-lo de bandeja para os coiotes famintos.

EXEMPLO 2: Lanaro conseguiu ativar a BKB e correu gritando.


CASO 3:

Seu aliado Skipnho está sendo solado por um inimigo cruel e desumilde. Nessa situação, é mais fácil e seguro banir o inimigo, deixando o Skipnho tomar a próxima decisão: se reposicionar para punir seu algoz ou simplesmente recuar com vida.


CASOS ESPECIAS:

Existem momentos em que uma Disrupção bem executada pode lhe render um fã para o resto da sua vida, além de atrapalhar muito a equipe adversária. Estamos falando das respostas para habilidades como: Foice da Morte, Assassinar (com o projetil já em trânsito), X Marca o Local.

        Disruption -VS- X Marks the Spot Assassinate Reaper's Scythe


Uso ofensivo

Os banimentos agressivos são mais complicados, pois você abre mão de uma ferramenta muito útil para tirar um aliado de foco. Ainda assim, existem situações em que vale muito a pena, principalmente na hora dos ganks, ou quando o core inimigo pode te render ilusões devastadoras.

CASO 1:

A equipe inimiga tem o Duster de Luna e o HC do seu time é o Sven do Arms. A cópia da Luna terá um valor tão fantástico para sua equipe, que ninguém vai sentir falta de uma Disrupção defensiva ou de uma cópia ofensiva do Sven. Não em virtude da diferença de farm ou habilidade do jogador, e sim pela sinergia da Luna com as ilusões.

CASO 2:

Durante um gank com Fumaça da Enganação, o banimento oferece uma distância de utilização razoável e o tempo perfeito para seus aliados se posicionarem para o abate. Porém muito cuidado com isso! Esses 2,5 segundos, também podem ser, o tempo que os inimigos precisam para responder a essa rotação.

CASO 3:

Se o alvo inimigo estiver próximo a alguma árvore ou estrutura, uma Disrupção bem feita pode simplesmente bloquear todas as passagens e deixar o inimigo trapado. Caso não funcione, ainda podemos micrar as ilusões de forma que ela bloqueie a fuga do meliante, técnica conhecida como Body Block.

Shadow Demon Trapando um Necrophos com a Disrupção

Considerações Finais

Tenha sempre em mente os outros 9 heróis envolvidos no jogo. Faça simulações imaginárias dos casos que podem acontecer durante a partida. Prepare seu cérebro para que ele possa reagir mais rápido, sem receios na hora de escolher o alvo. Uma resposta errada rápida pode ser melhor que uma resposta correta atrasada.

Lembre-se: na dúvida sempre a utilize no inimigo.


AUTOR: Diego ‘irmao.URSO’ Rodrigues

REVISÃO: Gilda “gigi” Marins


PRINCIPAIS REFERÊNCIAS:

http://www.dota2.com

https://pt.dotabuff.com/heroes

https://steamcommunity.com/sharedfiles/filedetails/?id=245761443 (Arte da capa por Le-Dano)

https://dota2.gamepedia.com/Patches